Vírus ‘sequestrador de dados’ está se espalhando pelo Skype

Usuário recebe uma mensagem de algum contato infectado e pode precisar pagar para que o vírus libere o acesso a arquivos.

A praga, nomeada de Dorkbot e divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo pesquisador Rik Ferguson, da Trend Micro, tem o poder de “sequestrar” os dados arquivos do usuário.

Primeiramente, o vírus bloqueia arquivos importantes do computador infectado. O software malicioso então exige US$ 200 dentro de 48 horas para que eles sejam liberados, ou eles serão excluídos.

O problema tem início quando um dos contatos, já infectado, envia uma mensagem com uma mensagem de cunho social ao usuário. Já foram identificadas falas em inglês em alemão dizendo algo como “Esta é a sua nova imagem do perfil?”, acompanhadas de um link encurtado.

Ao clicar, a pessoa é redirecionada para um link no site de hospedagem Hotfile. Ela então faz o download de um arquivo zipado com o nome “Skype_todaysupdate.zip”, que possui um executável que infecta a máquina.

A dica dada por Ferguson para evitar este problema é a mesma de sempre, para todas as plataformas: não clicar em links suspeitos.

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE