De acordo com a Receita, a semelhança dos sites falsos com os do órgão na internet, confunde contribuintes que acabam caindo em golpes ao divulgar senhas e dados pessoais.
A Receita Federal emitiu um alerta sobre o surgimento de sites falsos da entidade na internet. De acordo com a órgão, as páginas na internet são criadas para roubar dados e senhas dos contribuintes.
O órgão tem percebido ao longo dos meses a criação de sites falsos que são visivelmente iguais as páginas governamentais, em especial como as do órgão. Por conta da semelhança os contribuintes acabam fazendo declarações do imposto de renda, consulta do lote de restituição dentre outras transações.
A Receita afirma que muitos contribuintes fazem uso da mesma senha em diversas páginas, o que acaba facilitando a ação dos criminosos. Em posse dessas informações os golpistas têm acesso a senhas pessoais e podem fazem transações e até a retirada de dinheiro.
Como forma de se proteger on-line, a Receita Federal orienta aos contribuintes que todas as páginas governamentais possuem no fim do endereço eletrônico a terminação ‘gov.br’. O órgão disponibiliza três sites. Confira abaixo os endereços eletrônicos da Receita Federal.