Para baixar preço dos combustíveis, Câmara aumenta imposto sobre empresas

Na tentativa de apresentar uma solução em meio à greve de caminhoneiros que ocorre em vários estados brasileiros contra a alta dos combustíveis, a Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica na noite desta quarta-feira (23), o texto-base do projeto de reoneração da folha de pagamento de 28 setores. Ao mesmo tempo, eles cortaram a alíquota de PIS/Cofins do óleo diesel.

Mesmo antes da paralisação, iniciada na segunda-feira (21), o governo já pressionava a Câmara a diminuir os setores da economia com direito à desoneração. A medida foi criada na gestão Dilma Rousseff (PT), em 2011, com o objetivo de incentivar as contratações e diminuir o desemprego.

Se o texto-base for aprovado no Senado, 28 dos 56 segmentos da economia voltarão a contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de pagamento, com alíquota de 20% – o que, em tese, dificulta a contratação de novos funcionários.

Atualmente, a contribuição ocorre sobre o valor da receita bruta.

Conta de boteco

O deputado Orlando Silva estimou que cerca de R$ 3 bilhões serão arrecadados pelo governo com a reoneração. O valor seria similar às expectativas de impacto financeiro com a isenção do PIS/Cofins, o que não feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal – isso se os parlamentares não estivessem fazendo a conta errada.

Na verdade, o impacto do corte da alíquota PIS/Cofins é de R$ 14 bilhões, bem acima do imaginado pelos deputados. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu que o Senado precisará ajustar o cálculo posteriormente.

Segundo Orlando Silva, a medida de zerar os tributos pode produzir uma queda de 14% no preço final do óleo diesel. Ao ler o parecer na tribuna do plenário, o relator defendeu a necessidade de novos critérios para definir quais setores brasileiros devem ter o mercado de trabalho estimulado por meio da medida.

Com informações da Agência Brasil

Desenvolvimento de sites Gramado
Criação de sites Gramado

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!