Se você já possui um blog, produz conteúdo com regularidade e promove para sua persona nas redes sociais, já deve ter se perguntado: como faço para criar minha primeira lista de emails e conseguir meus primeiros assinantes?
Essa é uma dúvida muito comum para pessoas e empresas que começaram recentemente no marketing de conteúdo, pois o email é uma das principais portas de entrada para a construção de um diálogo recorrente com a sua persona, e o mais importante, com pessoas que realmente se interessem pelo seu conteúdo.
Por isso, nesse artigo, vamos ensiná-lo a instalar uma ótima ferramenta de captura de e-mails que vai ajudá-lo a conseguir melhores taxas de conversão e mais assinantes para o seu blog.
Por que capturar emails é importante para sua estratégia?
Você já deve ter percebido que apenas publicar o conteúdo não é suficiente para conseguir resultados concretos, não é mesmo?
Com o seu blog gerando tráfego constante e atraindo um bom volume de visitantes, é muito importante criar mecanismos de captura e pontos de conversão bem visíveis, para darmos oportunidade às pessoas de se cadastrarem e receberem conteúdos relevantes.
E obter tráfego de qualidade recorrente, ainda mais de pessoas que se já se interessaram pelo seu conteúdo, é bom demais, não concorda?
Mas como criamos esses pontos de conversão? E ainda por cima de graça?
Para ajudar nesse processo e auxiliar na evolução da sua estratégia digital, fizemos um tutorial bem prático da Hello Bar, uma das principais ferramentas de captura de emails disponíveis atualmente.
Criada pelo guru do marketing digital, Neil Patel, essa ferramenta possibilita, dentre outras coisas, criar um pop-up de captura de e-mail que aparece para o leitor assim que ele entra no seu blog, ou até mesmo deixar uma barra fixa no canto superior ou inferior com uma oferta de e-book para ajudar na sua geração de leads.
Os usos são infinitos — depende da maturidade da sua estratégia e dos objetivos que você precisa atingir. Antes de tudo, porém, é necessário aprender a fazer o básico na ferramenta.
Então, vamos para a prática?
Tutorial para instalar e configurar a Hello Bar
1º passo:
Entre no site da Hello Bar, insira a URL do seu blog e faça login com a sua conta do Google:
2º passo:
Após colocar o endereço do seu blog e logar na ferramenta, você irá escolher o seu objetivo. No caso, iremos escolher: Grow your mailing list.
3º passo:
Agora, você irá escolher uma frase para chamar a atenção da sua persona. Lembre-se sempre de escolher uma frase personalizada e que apresente os benefícios para a persona se tornar uma assinante do seu blog, tudo bem?
4º passo:
Customize a ferramenta conforme seus objetivos. Nesse contexto, iremos criar o pop-up de captura de emails, desta forma, escolha o estilo Page Takeover, uma janela que irá cobrir toda página do conteúdo, assim que a pessoa entrar no seu domínio. Esse é o formato que utilizamos na GramadoPost.com.br e obtivemos os melhores resultados. Entretanto, essa não é uma regra, podendo variar de acordo com o mercado e persona.
Posteriormente, com o avanço da estratégia, será interessante criar outros pontos de conversão para diferentes tipos de ofertas, ok?
5º passo:
Configurou direitinho? Show! Agora é só fazer o download do plugin, que já virá vinculado à sua conta, e instalá-lo no WordPress.
Lembrando que para quem tem site hospedado aqui na DigooWeb basta enviar o código gerado na 1ª opção ( I CAN INSTALL CODE MYSELF )
6º passo:
Para instalar no WordPress, entre no Painel Administrador (seudominio.com/wp-admin), vá em Plugins -> Adicionar novo plugin -> Enviar plugin -> Instalar e ativar.
Pronto! Agora o plugin funcionará conforme foi configurado e você poderá acompanhar os resultados no próprio site da Hello Bar.
E quais as melhores práticas para a utilização?
- Lembre-se sempre de criar o seu pop-up ou barra de captura de uma maneira que ele se destaque.
- Escolha a mensagem da sua janela com carinho: elas devem ser claras, sucintas e poderosas para serem efetivas
- Use o Analytics da ferramenta para acompanhar a eficácia do seu pop-up ou barra de notificação. Em seguida, faça ajustes e veja o que acontece. Continue fazendo ajustes até obter os melhores resultados.
- Conseguiu criar a sua primeira lista de emails? Legal! Agora é importante começar o primeiro contato, atráves, por exemplo de uma Newsletter! Existem ótimas ferramentas disponíveis no mercado, como o MailChimp ou até mesmo o RD Station, que lhe ajudarão a complementar sua estratégia e a automatizar o envio dos emails, permitindo um contato recorrente e segmentado.
Exemplos de Hello Bars e utilizações:
- Aumentar as taxas de conversão do trial de um software:
- Disponibilizar um cupom de desconto para sua loja virtual:
- A clássica assinatura de Newsletter ?
- Promover seus eventos e notícias:
- Captura de emails através da sidebar do seu blog:
E como medir esses resultados?
Sobre porcentagens de taxa de conversão, no caso de assinantes, como um benchmarking rápido, um bom número gira em torno de 1% a 3% do seu tráfego total. Mas isso pode variar conforme o mercado e engajamento do seu público.
Isso quer que dizer que: promova muito seus conteúdos. Quanto maior seu tráfego, maior o número de assinantes e possibilidade de negócio.
Além disso, faça muitos testes. Às vezes uma pequena mudança de palavra ou cor, por exemplo, pode gerar um aumento significativo nos seus números. Inclusive, na versão paga da ferramenta, é possível fazer Testes A/B que ajudarão você a entender mais a fundo a sua persona.
Então, não perca tempo! Instale agora a Hello Bar e melhore os seus resultados com marketing de conteúdo