Projeto revela que navegação anônima dos navegadores não é tão segura assim

A navegação anônima disponível na grande maioria dos navegadores pode não estar protegendo a privacidade na internet como muitos imaginam. Informações sobre por quais sites os usuários estão navegando enquanto utilizam uma aba anônima podem ser compradas na internet por quem desejar. A descoberta faz parte de um projeto apresentado na DefCon e foi feita por uma equipe liderada pelo jornalista Svea Eckert, que se uniu a um cientista de dados para saber exatamente quais dados estão disponíveis para serem vendidos na internet.

Os profissionais criaram uma empresa de marketing falsa para poderem utilizar o pretexto que desejavam adquirir informações de internautas para treinar uma plataforma de inteligência artificial que revolucionaria o marketing. A suposta empresa conseguiu informações de cerca de três milhões de internautas alemães. Ainda que em muitos destes registros só conste as URLs visitadas, outras revelam todo o histórico de navegação dos usuários, incluindo páginas de pornografia e acessos que deveriam ser privados.

Para piorar, os pesquisadores conseguiram cruzar as informações e descobriram de quem realmente são as informações rastreadas. Para isso, eles só precisaram cruzar alguns dados de páginas que ficam acessíveis apenas aos próprios usuários, como o Twitter Analytics ou sites internos de empresas, por exemplo. Ou seja, o total anonimato que se acreditava estar garantido nas navegações anônimas pode realmente não ser verdade.

No caso dos dados coletados dos usuários alemães, a maior parte deles foi obtida devido a uma extensão de navegador que declara nos termos de uso que comercializa os dados dos usuários. Aliás, na maioria dos casos, as compras são realizadas exatamente com finalidade comercial e para serem utilizadas em estratégias de marketing. Contudo, sempre há a possibilidade de que essas informações também caiam nas mãos de cibercriminosos.

Configurações em navegadores, adblockers e pequenas mudanças nas ferramentas de privacidade disponíveis nas redes sociais podem ajudam os usuários que desejam manter sua navegação mais segura e privada.

Fonte: Life Hacker

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE