Projeto revela que navegação anônima dos navegadores não é tão segura assim

A navegação anônima disponível na grande maioria dos navegadores pode não estar protegendo a privacidade na internet como muitos imaginam. Informações sobre por quais sites os usuários estão navegando enquanto utilizam uma aba anônima podem ser compradas na internet por quem desejar. A descoberta faz parte de um projeto apresentado na DefCon e foi feita por uma equipe liderada pelo jornalista Svea Eckert, que se uniu a um cientista de dados para saber exatamente quais dados estão disponíveis para serem vendidos na internet.

Os profissionais criaram uma empresa de marketing falsa para poderem utilizar o pretexto que desejavam adquirir informações de internautas para treinar uma plataforma de inteligência artificial que revolucionaria o marketing. A suposta empresa conseguiu informações de cerca de três milhões de internautas alemães. Ainda que em muitos destes registros só conste as URLs visitadas, outras revelam todo o histórico de navegação dos usuários, incluindo páginas de pornografia e acessos que deveriam ser privados.

Para piorar, os pesquisadores conseguiram cruzar as informações e descobriram de quem realmente são as informações rastreadas. Para isso, eles só precisaram cruzar alguns dados de páginas que ficam acessíveis apenas aos próprios usuários, como o Twitter Analytics ou sites internos de empresas, por exemplo. Ou seja, o total anonimato que se acreditava estar garantido nas navegações anônimas pode realmente não ser verdade.

No caso dos dados coletados dos usuários alemães, a maior parte deles foi obtida devido a uma extensão de navegador que declara nos termos de uso que comercializa os dados dos usuários. Aliás, na maioria dos casos, as compras são realizadas exatamente com finalidade comercial e para serem utilizadas em estratégias de marketing. Contudo, sempre há a possibilidade de que essas informações também caiam nas mãos de cibercriminosos.

Configurações em navegadores, adblockers e pequenas mudanças nas ferramentas de privacidade disponíveis nas redes sociais podem ajudam os usuários que desejam manter sua navegação mais segura e privada.

Fonte: Life Hacker

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!