Como preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados

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Loja virtual e dia dos namorados:

Ao cruzar as ruas nesta época do ano, sempre nos deparamos com a cor vermelha nas vitrines. Mensagens de amor, coraçõezinhos e flores tomam conta das lojas nas ruas. No e-commerce, não deve ser diferente. O comércio eletrônico também deve se preparar para aproveitar o Dia dos Namorados.

A data comemorativa é considerada uma das maiores em faturamento do setor e merece toda nossa atenção. Segundo o Ebit, em 2016, as vendas chegaram a R$ 1,65 bilhão, e o valor do ticket médio foi de R$ 410 – um aumento de 16% em comparação ao ano anterior.

Foi pensando nisso que trouxe algumas dicas que podem ajudar você na hora de preparar seu e-commerce para o dia dos namorados e obter bons resultados nesse período:

Preparando a loja

Planejamento

Trace estratégias segundo os objetivos da sua campanha. Planeje cada etapa do processo e atente-se em fazer com que toda a sua equipe esteja alinhada com o projeto e preparada para a data. Procure dar evidência às melhores opções de produtos, atingindo assim o público de interesse.

Procure apresentar uma pechincha especial aos seus clientes. Pesquise as ofertas e promoções de seus concorrentes e diferencie-se oferecendo condições únicas, seja no preço, na entrega, um serviço extra ou até um brinde.

Estoque

Certifique-se que seu estoque esteja abastecido. Esse é um dos principais gargalos na hora de preparar seu e-commerce. Tenha total controle da quantidade de produtos na sua campanha. Dê atenção à intensidade da sua divulgação: uma campanha grande exige igual quantidade de mercadorias.

Personalize o design

Para conquistar admiração e poupar tempo do cliente, é importante seus produtos terem um texto de descrição claro e de fácil leitura.

Crie um ambiente atrativo e deixe o e-commerce no clima mais romântico do ano. Utilize os banners da página inicial para criar peças de qualidade e criativas a fim de chamar a atenção e conquistar os internautas.

Não esqueça de tirar os anúncios caso seus estoques acabem. Isso poderá gerar grande confusão e acarretar danos para a campanha e a marca.

Aproxime-se do seu público

Aproxime-se dos seus clientes de forma atrativa e tente sair da venda fria. O valor de cada compra e a oportunidade convertida é mais importante do que o número de pessoas atendidas por dia.

Comunique muito! Aproveite todos os seus canais de divulgação para fazer a mensagem chegar até o seu target: e-mail marketing, mídias sociais, sistemas de afiliados, banners internos, sites de cupons, links patrocinados, remarketing, recuperação de carrinho abandonado. Enfim, quanto mais proximidade você tiver com o seu público, mais será fácil de impactá-lo de forma mais assertiva.

Redes sociais como Facebook e Instagram possibilitam interagir com seu público. Converse com ele e, se for o caso, formule perguntas para identificar suas necessidades e seus desejos. Tenha bons argumentos e apresente opções interessantes e específicas para cada perfil de consumidor. A atenção especial e o bom atendimento farão com que ele sinta prazer em comprar, além de criar uma imagem positiva da marca e incentive-os a retornar sempre quando necessário.

Criatividade

A criatividade na hora de escolher o presente é uma das grandes dificuldades dos consumidores. Para ajudá-lo, você pode criar cestas de presentes com diversos produtos do e-commerce. Monte esses kits em tamanhos diferentes e capriche na decoração. Você também pode oferecer a possibilidade de o próprio internauta montar uma cesta. Nesse caso, cobre um valor extra por isso.

Para os clientes em dúvida de qual produto comprar, disponibilize vale-presentes. Escolha valores baseando-se em seu ticket médio.

Finalize de forma eficaz

Embalagem

Para os presentes ficarem ainda mais especiais, abuse da criatividade quando personalizar as embalagens.

Você também pode criar brindes e enviar cartões em branco para o cliente escrever uma mensagem e entreguar com o presente.

Explore diferentes possibilidades que combinem com a sua loja e entregue aos consumidores experiências positivas. Esses detalhes farão com que eles fiquem mais felizes – afinal, quem não gosta de sentir dedicação de uma empresa?

Página de checkout

A sua página de checkout deve ser intuitiva, otimizada e de fácil utilização.  A praticidade e velocidade são essenciais nesse momento.

Entrega do produto

Fique atento aos prazos de envio. Não se esqueça de que se trata de uma data específica, então a encomenda precisa chegar a tempo para presentear a pessoa amada.

Pós-venda

Tenha em mente que, por serem presentes, é normal os produtos retornarem para troca. Tenha sempre uma equipe de suporte disponível nas suas redes sociais, telefones e página de contato.

Aproveite a data da melhor forma

A última etapa é o pós-operação. Avalie o que deu certo e não esqueça de medir resultados financeiros para o próximo ano ser ainda melhor.

Além disso, converse com a sua equipe e pergunte quais foram as dificuldades do time, o que eles acham que funcionou bem e o que precisa melhorar.

Todas essas dicas valem não somente para o Dia dos Namorados como para outras datas promocionais.

Espero que, com essas dicas, você esteja pronto para aproveitar essa data da melhor forma. A inovação é um dos caminhos para alavancar o seu e-commerce. E lembre-se de achar um jeito particular de impactar o seu público.

Boas vendas!

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Artigo republicado com autorização da autora. Texto original disponível em https://www.souhibrido.com.br/blog/prepare-seu-ecommerce-para-dia-dos-namorados/

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Diego Bencke

Diego Bencke

Web Master e criador da DigooWeb Gramado. Especialista em WordPress.
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