Algumas semanas atrás, em Toronto, Chelsea Clark e seu namorado estavam confortavelmente assistindo a Netflix no notebook dele. Parece que muitas pessoas fazem isto para descansar à noite. O que torna única esta história é que havia mais alguém com eles na sala.
No dia seguinte, quando Clark viu o seu Facebook, viu fotos dela com o seu namorado enviadas por uma pessoa desconhecida. A pessoa, identificada como Mahmoud Abdul no Cairo, Egito, enviou as fotos com uma mensagem que dizia “Um casal esperto”. As fotos foram aparentemente tiradas pela câmera do notebook.
Este tipo de história não é novo. No mês de março, um jovem foi capturado pelo FBI e sentenciado a 18 meses em uma prisão federal por hacker o computado da Miss Teen USA, Cassidy Wolf. Ele a observou durante meses através da webcam e tirou fotos íntimas dela em seu quarto. Então tentou ameaça-la e pediu dinheiro para não postar os vídeos e fotos.
Talvez você se lembre de histórias que compartilhamos com você sobre monitores de bebês que foram hackeados em Ohio e no Texas. Em ambos incidentes, um hacker tomou o controle do monitor e gritou obscenidades enquanto a criança dormia.
Estas histórias são de arrepiar, especialmente quando pensamos no que fazemos para proteger nossas casas de intrusos. Trancamos as portas e janelas, instalamos alarmes e luzes sensíveis aos movimentos: tudo para manter longe os intrusos. Mas, nos dias que correm, o que trazemos para dentro de casa é o que nos torna vulneráveis.
Como se proteger dos hackers em sua webcam ou CCTV?
- A melhor defesa e manter o seu computador sempre atualizado. Atualize o seu programa antivírus para a última versão e mantenha as atualizações das definições de vírus sempre ligadas. Atualize também os seus navegadores e plug-ins, em geral, todos os seus programas, mesmo o de marcas conhecidas como os da Adobe, Oracle e Microsoft. O Avast Software Updater pode ajudar muito nesta tarefa.
- Tenha certeza de que o seu roteador está protegido. A função Segurança da Rede Doméstica do Avast verifica a sua rede para descobrir problemas de segurança, ajudando você a evitar o ataque ao seu roteador e outros aparelhos. Este vídeo explica como
- Se você tem uma câmera externa, como um aparelho CCTV, você precisa entender como ele funciona e que medidas de segurança precisa tomar. Geralmente é preciso alterar a senha e as configurações padrão.
- Muitas pessoas colocam um pedaço de papel ou colam uma fita adesiva sobre a câmera quando não a estão utilizando.
- Como sempre, não clique em links em emails ou outras mensagens que não eram esperadas ou que vem de estranhos.