Hacker diz ter ajudado FBI a atacar governo brasileiro

Por Redação Olhar Digital – em 28/04/2014 às 09h33
Informações publicadas nesta segunda-feira, 28, pelo New York Times revelam que o FBI usou hackers para promover ataques cibernéticos a sites governamentais, inclusive do Brasil. As ações teriam sido coordenadas por um hacker chamado Hector Xavier Monsegur, conhecido como Sabu, que foi preso em 2011 e desde então coopera com o órgão investigativo dos Estados Unidos.

O jornal teve acesso a documentos judiciais que, embora não comprovem que o FBI tenha ordenado os ataques, sugerem que o órgão usou hackers para reunir informações de inteligência no exterior. Monsegur é um dos membros dissidentes do Anonymous que faziam parte do Antisec. Pelo menos desde 2012 ele trabalha com o FBI para identificar membros de sua primeira equipe, segundo o NYT.

Em agosto de 2011, um promotor federal afirmou em audiência secreta que ele estava “cooperando com o governo de maneira proativa” para fornecer informações que ajudassem a identificar outros hackers, considerados “alvos de interesses nacionais e internacionais”. “Durante esse período, o réu foi monitorado de perto pelo governo”, disse. “Nós instalamos um software em um computador para monitorar as atividades dele online. Também realizamos um monitoramento por vídeo na residência do réu.”

Jeremy Hammond, que está preso em partes por conta de um trabalho realizado com Monsegur, era contatado pelo colega para explorar falhas de segurança em sites governamentais estrangeiros. Ele não diz quais, mas um documento vazado revela que mais de 2 mil domínios foram explorados.

Sites dos governos do Brasil, Irã, Nigéria, Paquistão e Turquia, além de endereços como os da Embaixada da Polônia na Grã-Bretanha e do Ministério da Energia do Iraque foram alvos indicados por Monsegur a Hammond. Um hacker brasileiro identificado como Havittaja publicou posts demonstrando que Monsegur o convidara a atacar sites do governo da qui, ajudando a comprovar a veracidade das ações.

Gostou? Repasse essa informação, nos siga no: Twitter da Digoo | Facebook da Digoo | Google+ da Digoo e receba em primeira mão as novidades da Digoo WebSites de Gramado – RS E se você esta precisando atualizar ou construir o site de sua empresa, Entre em contato agora mesmo com a Digoo WebSites.

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE