Fim de suporte ao Windows XP expõe usuários e empresas

Usuários e empresas ficarão expostos com sistema – caixas eletrônicos preocupam

   

Gramado –
A Microsoft está fazendo uma campanha de alerta sobre o fim do suporte, mas muitos usuários (comerciais e residenciais) ainda usam o sistema. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, 10,8% dos PCs brasileiros ainda utilizam o sistema. A partir do início de abril, portanto, eles estarão desprovidos de auxílio na Microsoft em questões de segurança.


Outro lado também preocupante é de uso do Windows XP em ambiente profissional. O sistema é largamente utilizado em caixas eletrônicos. De acordo com dados da Reuters, no mundo todo, 95% dos caixas eletrônicos rodam o Windows XP. Segundo especialistas, a porcentagem de caixas eletrônicos no Brasil (país com maior número de caixas eletrônicos no mundo, de acordo com o Banco Mundial) que utilizam o sistema não deve fugir disso.

“Tomando como base o número de 100 milhões de computadores, aproximadamente, que existem no Brasil, 10% disso são 10 milhões de computadores. É um número muito grande de máquinas que estarão correndo riscos de segurança a partir de abril”, alerta Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab. “A falta de atualização de segurança para o sistema ajuda a deixar portas abertas para um cybercriminoso”, completa Assolini.

A única maneira de proteger um computador após o fim do suporte é a atualização do Windows para uma versão mais nova. A Microsoft também está fechando contratos de assistência estendida com empresas no mundo todo. “Esse contrato ajuda empresas que estão atrasadas na migração. Mas eles não são sem fim. A duração máxima da assistência é de um ano. E um pré-requisito do contrato é que a empresa tenha um plano de migração em andamento”, diz Fabio Gaspar, gerente de produtos Windows, da Microsoft.

O fim do suporte para Windows XP vem sendo falado pela Microsoft desde 2007. A programação inicial era terminar a assistência em 2009. A empresa prorrogou a data em cinco anos, principalmente por causa do grande uso do sistema. Desta vez, no entanto, não há volta.

Caixas eletrônicos
Com uma base de máquinas de 95% usando o sistema que será deixado sem atualizações de segurança, os caixas eletrônicos são uma grande preocupação.

Com a Microsoft alertando sobre o fim do suporte desde 2007, é difícil ser pego de supetão. “Os bancos estão todos cientes. Conversamos individualmente com todos eles sobre o assunto e eles estão trabalhando a respeito. Alguns estão avançados no processo de migração e modernização e outros estão trabalhando com o contrato temporário de extensão do suporte”, diz Gaspar, da Microsoft.

Pois mais que o assunto pareça perigoso, o consumidor é o último que pode ser afetado nessa questão. “Esse é um problema do banco e não do consumidor. Alguns casos de ataque fazem com que o caixa cuspa todas as cédulas em seu interior. Os ataques não são capazes de roubar dinheiro das contas, apenas roubar o que houver de dinheiro no caixa”, explica Assolini.

Procuradas para comentar o processo de modernização dos caixas eletrônicos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a TecBan, empresa que faz gestão de redes bancárias (como os caixas Banco24Horas), optaram por não se manifestar.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Gostou? Repasse essa informação, nos siga no: Twitter da Digoo | Facebook da Digoo | Google+ da Digoo e receba em primeira mão as novidades da Digoo WebSites de Gramado – RS E se você esta precisando atualizar ou construir o site de sua empresa, Entre em contato agora mesmo com a Digoo WebSites.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!