99,9% dos usuários de smartphones são praticantes do Phubbing! Sabe o que é?

Você sai para jantar com um amigo que não vê há séculos. Pede a comida e tenta puxar aquela conversa pra colocar o papo em dia. Quando menos espera, a pessoa à sua frente está com os olhos vidrados no smartphone, sem ter a mínima ideia do que está acontecendo ao seu redor. Reconheceu? É o Phubbing!

Isso mesmo, acaba de surgir uma palavra pra resumir aquele comportamento desprezível em que uma pessoa ignora a outra porque fica prestando atenção somente no seu querido gadget.

Phubbing, a palavra que é uma união entre phone (telefone) e snubbing (esnobar), foi cunhada pelo australiano Alex Haigh e virou base da campanha STOP PHUBBING, que tem o objetivo nobre de tentar resgatar o que falta da boa educação das pessoas quando em situações sociais.

De acordo com o site da campanha, se o phubbing fosse uma praga (e é), ele já teria dizimado 6 Chinas inteiras (atenção para a população chinesa em 2011-> 1,3 bilhões de pessoinhas).

As chances de você ser um phubber são grandes: afinal, são mais de 70 milhões de smartphones no Brasil. De acordo com o site da campanha, o Rio de Janeiro é a 16a cidade que mais phobbeia no mundo.

É aquela coisa, né? Quando você percebe, todo mundo – inclusive você – estão de olho no celular, e sempre com a mesma desculpinha: “só respondendo o Whatsapp”, “tô dando uma olhadinha rápida no Feice”, “só postando essa foto aqui no Insta”, etc..

A sensação que fica é até que existe o “momento do Phubbing”, em que todos em uma mesa olham o seu celular… talvez pra não ter que lidar com as pessoas no mundo offline (que, convenhamos, pode ser bem complexo), talvez pra satisfazer o vício, talvez porque a vida das pessoas no online, porque editadas, são bem mais palatáveis.

A campanha é bacana e traz uma reflexão super válida sobre essa questão da interação social-online-offline. Se você também tá cansado de falar com a testa dos outros, pode entrar no site do Stop Phubbing

E você, já phubbeou hoje?

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE