Vírus ‘sequestrador de dados’ está se espalhando pelo Skype

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Usuário recebe uma mensagem de algum contato infectado e pode precisar pagar para que o vírus libere o acesso a arquivos.

A praga, nomeada de Dorkbot e divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo pesquisador Rik Ferguson, da Trend Micro, tem o poder de “sequestrar” os dados arquivos do usuário.

Primeiramente, o vírus bloqueia arquivos importantes do computador infectado. O software malicioso então exige US$ 200 dentro de 48 horas para que eles sejam liberados, ou eles serão excluídos.

O problema tem início quando um dos contatos, já infectado, envia uma mensagem com uma mensagem de cunho social ao usuário. Já foram identificadas falas em inglês em alemão dizendo algo como “Esta é a sua nova imagem do perfil?”, acompanhadas de um link encurtado.

Ao clicar, a pessoa é redirecionada para um link no site de hospedagem Hotfile. Ela então faz o download de um arquivo zipado com o nome “Skype_todaysupdate.zip”, que possui um executável que infecta a máquina.

A dica dada por Ferguson para evitar este problema é a mesma de sempre, para todas as plataformas: não clicar em links suspeitos.

Crie ou migre sua conta de email na DigooWeb e não tenha mais preocupações
Diego Bencke

Diego Bencke

Web Master e criador da DigooWeb Gramado. Especialista em WordPress.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Deixe seu comentário:

Quem Somos

A DigooWeb é uma empresa da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha que disponibiliza hospedagem de alta performance para websites e contas de e-mail ilimitadas.  Oferecemos um poderoso construtor de sites para quem deseja construir seu próprio site ou ganhar dinheiro desenvolvendo.

Últimos Posts

Siga a gente

Assine a nossa newsletter

Você receberá em seu e-mail as novidades de nosso blog

1
Olá
Precisa de ajuda?
Powered by