No final de agosto, o Facebook anunciou o início da sua cruzada contra páginas, perfis e likes falsos e/ou irregulares e, em Setembro começou a varredura.
No Brasil, tem rolado o “Apocalipse das Páginas“, nome dado pelos próprios (ex)autores das centenas de páginas excluídas sem aviso ou notificação.
Qualquer tipo de divulgação de terceiros em páginas (sejam posts, links para lojas de outros, etc) é terminantemente proibido. Ou seja, se você tem uma página de sucesso e quer ganhar dinheiro com ela, desista do modelo publi-editorial. Se você for pego falando de outra marca que não a sua própria, você corre o risco de ser excluído.
De acordo com o Facebook, a proibição rola por uma questão de respeito ao usuário: “parte-se do princípio de que seu eu curto e assino o conteúdo daquela página especificamente, receber notícias, conteúdo de humor, etc, apenas dela e não de seus parceiros”, dizem eles.
Isso meio que joga um balde gigante de água fria na cabeça da galera que via o Facebook como o ~novo wordpress~. Não, o Facebook não é a nova plataforma de publicação pra quem quer investir em conteúdo próprio e ganhar dinheiro monetizando a audiência através de anúncios e patrocínios, como em um blog por exemplo.
O conteúdo que você posta no FB não é seu (já que ele pode ser deletado sem aviso prévio/póstumo a qualquer momento) e, aparentemente, a única ~entidade~ que pode ganhar dinheiro diretamente com ele é o próprio Facebook.
Aqui na Digoo Web, a Bruna, nossa Web Designer definiu muito bem a situação: “a gente acha que o Facebook é da gente, ele não é! Você está criando audiência pra um site que não é seu e se amanhã eles decidirem mudar as regras no meio do jogo, não há nada que você possa fazer”.
É isso aí! Se você não está satisfeito com essa situação, passeata na frente do Facebook não vai resolver… a regra é clara e está descrita detalhadamente nos Termos de Uso.
Que sua semana seja maravilhosa.