Conveniência é um dos motivos que fazem os americanos usarem o Bing, que nos Estados Unidos traz uma série de recursos bacanas que o todo poderoso Google não tem – não do mesmo jeito, pelo menos. Cá no Brasil o papo é outro: o Google anuncia nessa semana que mais cinco cidades terão informações de trânsito ao vivo no Google Mapas. Os transeuntes das cidades de Brasília, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador têm um bom motivo para comemorar.
As informações em tempo real do Google Maps são ótimas em especial para quem tem um celular com o sistema Android, também do Google, com o respectivo aplicativo de mapas instalado. Dá para saber exatamente onde o trânsito dá um nó para fugir por uma rota alternativa. Com o tempo você se acostuma a ver vias importantes nas cores laranja, verde ou vermelha, dependendo da situação por ali.
Além das cidades já citadas, o buscador e gigante da internet também disse que as atuais cidades cobertas pelo monitoramento em tempo real (Rio, São Paulo, BH, Recife e Curitiba) receberam mais pontos de informação em vias que antes não recebiam esse tratamento.
Eu fico imaginando como não será quando o assistente virtual do Google Now tiver essas informações e passar a avisar sobre transtornos no trajeto a frente. Atualmente o Now funciona exclusivamente para quem usa o Android em inglês, o que limita muito o alcance do recurso. Veremos como será quando ele chegar ao Jelly Bean entendendo nosso bom português.
A Folha de São Paulo nota que todas as cidades em que o Google Mapas exibe informações de trânsito em tempo real possuem mais de um milhão de habitantes. Aposto que não é por coincidência. E sendo assim, aqui em Gramado não verei esse recurso tão cedo.