Facebook monitora conversas para denunciar ‘comportamentos suspeitos’

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Thiago Barros 
em TechTudo
Pode não parecer, mas o Facebook está de olho em você. O diretor de segurança da companhia, Joe Sullivan, revelou em entrevista à agência de notícias Reuters, que a rede social implantou uma espécie de filtro nos bate-papos entre os usuários. Com o pretexto de monitorar possíveis atividades suspeitas, o sistema cria alertas quando há conteúdos inadequados em conversas e, dependendo do caso, recomenda que um funcionário entre em contato com a polícia.

O foco do software está em bate-papos entre membros que não têm muito contato no Facebook e, de repente, começam a conversar. Este pode ser um indício de ameaça, chantagem, bullying ou algo do tipo. O programa é uma espécie de scanner que procura por certas frases relacionadas a crimes como pedofilia, por exemplo. Em um caso exemplificado pela Reuters, um homem de 30 anos foi detido após fazer insinuações sexuais para uma menina de 13.
Siga a Digoo Web no Twitter: @diegobencke

“A tecnologia do Facebook automaticamente identificou o rapaz, que havia marcado de encontrar a menina após a escola no dia seguinte, e avisou para um funcionário chamar a polícia. As autoridades foram à casa da menina, analisaram o PC e prenderam o homem no dia seguinte”, diz o artigo.

Ainda não há muitos detalhes sobre esta ferramenta, até pelo fato de o Facebook não querer divulgá-la para evitar que os criminosos saibam como burlar o monitor. Além, é claro, de evitar a polêmica por estar bisbilhotando os bate-papos alheios. No entanto, uma coisa é certa: este é mais um passo da rede social de Mark Zuckerberg para auxiliar na proteção aos seus usuários.
“Nunca quisemos fazer com que os empregados olhassem conversas pessoais, então é importante que usemos essa tecnologia com muito cuidado e somente nos casos em que realmente se fizer necessário”, explicou Sullivan.

Crie ou migre sua conta de email na DigooWeb e não tenha mais preocupações
Diego Bencke

Diego Bencke

Web Master e criador da DigooWeb Gramado. Especialista em WordPress.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Deixe seu comentário:

Quem Somos

A DigooWeb é uma empresa da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha que disponibiliza hospedagem de alta performance para websites e contas de e-mail ilimitadas.  Oferecemos um poderoso construtor de sites para quem deseja construir seu próprio site ou ganhar dinheiro desenvolvendo.

Últimos Posts

Siga a gente

Assine a nossa newsletter

Você receberá em seu e-mail as novidades de nosso blog

1
Olá
Precisa de ajuda?
Powered by