Texto de Felipe Morais em Oficina da Net
Há algum tempo o mercado tem discutido se investir nas redes pode dar retorno financeiro. Essa discussão se aqueceu em Maio de 2012, quando a GM anunciou a sua saída do Facebook pois arede não dava retorno financeiro. A marca gasta 40 milhões de dólares ao ano com a rede, sendo 10 milhões em publicidade e 30 milhões e custos com agências para manter e gerar conteúdo da marca para a rede. No momento em que escrevo esse artigo, a Fan Page oficial (https://www.facebook.com/generalmotors) possuía mais de 390 mil seguidores. Número baixo para o tamanho e importância da marca. A Coca-Cola, por exemplo, possui mais de 43 milhões de pessoas em sua Fan Page oficial (https://www.facebook.com/cocacola). GM e Coca-Cola figuram entre as empresas mais valiosas do mundo há décadas. Por que a GM tem menos de 1% da audiência da Coca-Cola? Pergunta que fica no ar.
Redes Sociais, sabendo fazer, dão resultados sim! Resultados em vendas! Em Junho fizemos uma ação no Facebook da Giuliana Flores onde cada like tirava 1 centavo do valor do produto. Final do dia, mais de 1,2 mil likes e 50 vendas. Gerou venda por que não oferecemos um desconto e sim uma experiência nova de interatividade com o consumidor. Pregamos o relacionamento. Isso vende!
Marcas como a GM que tem a miopia de “redes não vendem, logo não vou entrar” são marcas que acreditam que tudo na web tem que vender, ação no YouTube, um banner, um tweet. Tudo tem que vender? Claro que não! E o bom relacionamento que pode gerar vendas indiretas? O poder de divulgação do consumidor é preciso ser analisado e levado muito em conta. As pessoas compram por indicação de outras pessoas. Marcas com reputação alta tendem a ter muito mais resultados. E como conseguir essa alta reputação? Relacionamento.
O social commerce, termo que está totalmente ligado a venda pelas redes tem crescido muito no mundo inteiro, o Facebook está se tornando a principal, e não única, plataforma de vendas pelas redes, entretanto ainda se vê muito o publica produto, desconto e veja o que acontece. Não! Social commerce é socializar. É ter o usuário mais participativo, mais interativo. É ele comprar e compartilhar. Socializar é a palavra.
Sua marca pensa só em vendas? Bom, eu mudaria essa visão…