Google adverte usuários sobre vírus

Preocupado com o Flame, empresa alertará quem estiver na mira de ataques cibernéticos

SÃO FRANCISCO – Usuários do Google estão sendo alertados de que suas contas podem virar alvo de ataques cibernéticos patrocinados por Estados. O objetivo da iniciativa é avisar as pessoas sobre a necessidade de proteger informações pessoais.

A medida chega em meio a crescentes preocupações com o vírus Flame, que se espalhou pelo Oriente Médio, assim como indícios de uma guerra cibernética com a participação dos Estados Unidos e de outros países.

O vice-presidente de engenharia de segurança do Google, Eric Grosse, disse em um blog nesta quarta-feira, 6, que a empresa está “constantemente em busca de atividade maliciosa” em seus sistemas. “Buscamos especialmente intenções de terceiros de ingressar nas contas de outros usuários sem autorização.”

“Quando temos informação específica – seja diretamente dos usuários ou de nossos próprios esforços de vigilância – mostramos claros sinais de alerta e instalamos proteções adicionais para contra-atacar a atividade maliciosa.”

Grosse afirmou que a nova etapa inclui uma advertência específica – uma barra de mensagens cor-de-rosa e letras azuis – que será publicada nos casos em que os usuários podem ser alvo de ataques.

“Você pode se perguntar como sabemos que esta atividade é patrocinada por um Estado”, disse o executivo. “Não podemos entrar em detalhes sem revelar informações que poderiam ser úteis a esses maus atores, mas nossa análise detalhada – assim como o informe das vítimas – sugerem fortemente a participação de Estados ou grupos patrocinados por Estados.”

As advertências não significam necessariamente que a conta foi hackeada, mas indicam que ela pode ser alvo de pishing ou de malwares.

Segundo o Google, os usuários que receberem a advertência devem criar “uma senha única que tenha uma boa mescla de letras maiúsculas e minúsculas, assim como sinais de pontuação e números” e tomar outras medidas, incluindo a verificação do login em dois passos, como garantia adicional.

/ AFP

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!