Pesquisadores criam sistema que usa computador para acelerar o cérebro

Pesquisadores de diversas instituições de ensino norte-americanas, entre elas o MIT (Instituto Tecnológico de Massashussets), criaram uma técnica que permite acelerar o desempenho do cérebro. O sistema detecta quando a mente está sobrecarregada com diversas tarefas simultâneas e descarrega parte do trabalho para que o computador processe.

Basicamente, o sistema, chamado de Brainput, usa uma versão reduzida de um equipamento de ressonância magnética, que analisa o cérebro do usuário em tempo real. Nos testes, os pesquisadores submeteram uma pessoa a um exercício: ela precisava conduzir dois robôs em um labirinto.

Quando o sistema detecta que o cérebro está trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo, como o controle de dois robôs por um labirinto, o software entra em ação e ajuda o usuário. No exemplo dos robôs, o software intercede comunicando aos robôs para que ele passe a navegar pelo labirinto com seus próprios sensores. Curiosamente, o usuário é incapaz de perceber que os robôs estão sendo parcialmente controlados por computador. O resultado da intervenção do computador é uma melhora sensível no desempenho da tarefa.

O Brainput poderia ser adaptado para outros tipos de tarefas estressantes. Quando você está em frente ao computador, realizando uma tarefa extensa, mas mecânica, o software poderia aliviar a carga de trabalho, assumindo parte do processo. Em outra situação, poderia identificar a estafa e aumentar fontes, diminuir o brilho da tela e etc.

Uma tecnologia como o Brainput teria utilidade imediata em automóveis, por exemplo. Carros com sensores capazes de detectar quando o condutor cai no sono existem há algum tempo, mas nenhum deles é verdadeiramente autossuficiente na hora de tomar decisões e se “auto-dirigir”. Com o Brainput, seria possível que um carro se dirigisse por uma fração de tempo, suficiente para que o motorista seja despertado, ou mesmo suficiente para que o carro seja estacionado em segurança.

Via Extreme Tech e MIT

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!