WiFi de notebook pode prejudicar esperma, diz pesquisa

Por: João Brunelli Moreno

Um estudo conduzido por pesquisadores argentinos sugere que as ondas de WiFi podem ser prejudiciais à fertilidade masculina, reporta a agência de notícias Reuters.

De acordo com o levantamento realizado pela clínica Nascentis Medicina Reproductiva, as ondas eletromagnéticas emitidas por laptops e outros dispositivos móveis afetam na integridade e mobilidade do esperma humano.

Durante o teste, amostras de esperma de 29 volutários foram colhidas e depositadas perto de um notebook conectado à rede sem fio e baixando algum arquivo. Depois de quatro horas, 29% dos espermatozóides estavam mortos e 9% deles apresentavam danos em seu DNA, enquanto as amostras de controle — que ficaram guardadas pelo mesmo período em um local em condições normais — mostravam índices de 14% de mortalidade e 3% com danos genéticos.

Segundo Conrado Conrado Avendano, que coordenou o estudo, isso aconteceu por conta das ondas do WiFi. “Nossos dados mostram que o uso de dispositivos de internet sem fio provocaram uma sensível queda na qualidade do esperma“, afirmou o doutor no artigo publicado na última edição da revista Fertility and Sterility.

De qualquer maneira, ainda não é hora de usar uma cueca de chumbo antes de acessar a internet de seu laptop. “Até o momento não sabemos se este efeito é produzido por todos os computadores conectados por WiFi ou se estar conectado desta maneira pode de fato prejudicar a qualidade do esperma”, completa o estudioso.
Mais sobre: Argentina, espermatozóide, Pesquisa, Wi-Fi

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!