Agora é Oficial: Orkut não lidera mais no Brasil

Depois de se eximir de qualquer responsabilidade pela divulgação de dados que mostravam a ultrapassagem do Orkut pelo Facebook no Brasil, o Ibope achou melhorabrir o jogo. Segundo o instituto, a inversão de papeis realmente aconteceu.

Em agosto, o Facebook registrou 30,9 milhões de usuários, o equivalente a 68,2% dos internautas brasileiros – seja com acesso em casa ou no trabalho. O Orkut, por sua vez, fechou o mês com 29 milhões, ou 64% das pessoas com acesso à internet.

Além dos dois principais, o Ibope também mostrou que o Twitter continua a crescer no Brasil. A rede de microblogs, que divulgou recentemente ter 100 milhões de usuários ativos, possui por aqui 14,2 milhões de adeptos – 31,3% do total.

O mapeamento feito pelo Ibope abrangeu a internet como um todo. Segundo os dados, 77,8 milhões de pessoas navegaram pela rede no segundo trimestre de 2011 em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais). O número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior que o do segundo trimestre de 2009.
As categorias com maior acréscimo percentual do número de usuários únicos em agosto em relação ao mês anterior foram Educação e Carreiras, com evolução de 9,1%, e Ocasiões Especiais, que cresceu 8,3%. Os sites da categoria Educação e Carreiras atingiram 25,8 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 56,7% do total de usuários ativos do mês. Os sites de Ocasiões Especiais chegaram a 11,7 milhões, ou 25,7% dos internautas no trabalho ou em domicílios. Também cresceu em agosto a audiência de sites de pesquisas na internet e de informações financeiras.
Do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos em agosto de 2011, o que significou um crescimento de 1,2% em relação ao mês anterior e de 9,2% na comparação com os 41,6 milhões de agosto de 2010. O tempo de uso do computador com internet também continuou crescendo e chegou a 69 horas por pessoa em agosto, representando um aumento de 6,4% em relação ao mês anterior.

A subcategoria Comunidades, em que se classificam os sites de redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e outras páginas de relacionamento, chegou a 39,3 milhões de pessoas, equivalente a um alcance de 87% dos internautas de agosto. Esse alcance posiciona os sites sociais como a terceira subcategoria em número de usuários e mantém o Brasil com o maior alcance em sites de comunidades entre os dez países acompanhados com a mesma metodologia.

Gostou? Repasse essa informação, nos siga no Twitter @diegobencke e receba em primeira mão as novidades da Digoo WebSites.

Redação Adnews

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE