Estudo revela que navegar na internet aumenta a produtividade dos funcionários.

RIO – Navegar na internet, interagir nas redes sociais ou assistir a vídeos via web durante o horário de trabalho, atitudes que não são bem vistas nas empresas, podem aumentar a produtividade dos funcionários. A conclusão é do estudo “O impacto da navegação sobre o engajamento psicológico”, conduzido pela Universidade Nacional de Cingapura, segundo o qual explorar a internet é melhor para a produtividade do que conversar ou mandar mensagens para amigos pelo celular ou por e-mail.

Segundo os pesquisadores Don Chen e Vivien Lim, visitar sites deixa os funcionários mais concentrados e engajados, o que os leva a exercer suas atividades da melhor maneira possível. Quando são proibidos, por outro lado, acabam sentindo-se cansados, estressados e desmotivados.

Os autores, porém, alertam que nem todo tipo de distração é benéfica. O envio de e-mails pessoais, por exemplo, tira o foco do usuário e ajuda em seu esgotamento.

”Primeiro, a necessidade de responder a um e-mail recebido impede o engajamento psicológico do empregado ao afetar sua habilidade de concentração. Segundo, quando os funcionários respondem a esses e-mails, eles passam por redução de recursos, sentimentos negativos e interrupção do fluxo de trabalho”, relata a pesquisa.

Portanto, explicam os pesquisadores, a política de uma empresa deve ser equilibrada: permitir a visita a sites diversos, mas impedir a perda de tempo na elaboração de mensagens que nada tenham a ver com trabalho.

Os estudos também mostram que as empresas que monitoram excessivamente o uso da internet pelos seus empregados podem ter um efeito contrário ao esperado. Quanto mais repressiva a política, maior a vontade dos funcionários em desrespeitá-la e navegar ainda mais na web.

”Os gestores devem reconhecer que proibir toda forma de uso pessoal da internet é ineficiente, e o excesso de monitoramento, contraprodutivo. Em vez disso, um período limitado precisa ser liberado, já que o impacto será notadamente positivo” – conclui o estudo, que ouviu cerca de 300 pessoas, entre estudantes e trabalhadores.

Os participantes da pesquisa foram divididos em três: um de controle – sem permissão para navegar; um que tinha direito a um pequeno intervalos; e outro que podia acessar portais selecionados (redes sociais, sites de filmes e de notícias) por dez minutos.

Tarefas simples, como selecionar palavras em longos textos, tinham de ser completadas. Ao final, ao observarem os dados, perceberam que aquela equipe com acesso liberado à rede global havia obtido um resultado até 39% superior ao do grupo de controle. Em segundo lugar ficaram as pessoas que tinham o privilégio de um intervalo.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!