(URGENTE) Criminosos exploram morte de Amy Winehouse em golpe na internet

Diante de uma legião de fãs tristes com a morte da cantora britânica Amy Winehouse, no último dia 23, cibercriminosos lançaram um novo golpe. Desde o início da semana, há um spam circulando pela internet com o título “Agencia de noticias inglesa divulga foto exclusiva do corpo de Amy Winehouse ao ser encontrada. Bebidas e possiveis drogas sao vistas com clareza” (sic.) No corpo do e-mail aparece um falso link de notícias. O endereço, que já foi bloqueado pela empresa de segurança Trend Micro, carregava um malware detectado como TROJ_BANKER.
De acordo com a Trend Micro, mais de 17 mil pessoas já executaram o arquivo, capaz de invadir contas bancárias e roubar senhas do Hotmail. Assim que o internauta clica no link, um suposto vídeo é baixado. O arquivo, na verdade um programa malicioso, abre uma tela do Internet Explorer direcionada para uma página falsa do Google. A ameaça se instala na máquina da vítima como googlebar.exe e é executada toda vez que o Windows é iniciado.
O malware também altera um arquivo do Windows chamado Hosts, que identifica o caminho da página que o usuário deseja acessar. Dessa forma, ao acessar o site do internet banking, a pessoa é direcionada para uma página clonada, que solicita informações confidenciais como senhas, números do itoken e etc.
A Trend Micro aconselha que os fãs de Amy sigam as seguintes dicas ao buscar informações sobre a cantora na internet:
– Ao invés de usar palavras-chave na busca por notícias, opte por sites confiáveis;
– Acesse o site de notícias diretamente pelo seu endereço no navegador, é melhor do que clicar em resultados aleatórios em sites de busca;
– Cheque de onde veio a informação, pode ser um vírus enviado via backtracking ou Twitter;
– Caso o computador não esteja completamente protegido, pode ser contaminado. Por isso, mantenha o antivírus sempre atualizado;
– Nunca esqueça que qualquer informação via rede social ou e-mail pode ser falsa. Desconfie sempre!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

A DigooWeb é uma agência de internet Marketing da cidade gaúcha de Gramado.
Começamos há mais de 10 anos desenvolvendo sites em wordpress e hoje ajudamos empreendedores de todo o Brasil a melhorar seus resultados nas buscas da internet fazendo um trabalho de assessoria em SEO tanto no sites como no Google Meu Negócio. Também utilizamos tecnologia de inteligência artificial para administrar as redes sociais de nossos clientes e disponibilizar chatbots para agilizar o atendimento de nossos parceiros.

Venha se destacar na internet com a DigooWeb

Últimos Posts

Siga a gente

×
Woooow!