Novidades do Google vão te deixar de boca aberta

No dia 14 de Junho de 2011, o Google anunciou algumas novidades que vão facilitar ainda mais as buscas e trazer uma experiência nunca vista anteriormente para os usuários de desktops.
A partir de agora, será possível realizar buscas através da sua voz ou de imagens localizadas no seu computador, documentos ou até mesmo em outras páginas na Internet.
Engenheiros da empresa já estudam o comportamento dos usuários do serviço de busca mais usado do mundo para descobrir novas maneiras de interagir com o Google. E uma coisa que eles começaram a perceber é uma mudança no comportamento no que diz respeito a uso de dispositivos. Até algum tempo atrás, os dias de semana tinham uma movimentação mais intensa e os finais de semana eram mais pacatos.
A partir de agora, eles começaram a notar que quando o número de buscas feitas em computadores desktop diminuem, o número de consultas vindas de dispositivos portáteis. Segundo Amit Singhal, que trabalha na Google, “sua busca por conhecimento não vai parar só porque você está longe do seu computador”.
A seguir, veremos algumas novidades que o Google implementou e que vão permitir buscas que antes não eram possíveis.

Buscas através da voz

Você já pensou se fosse possível falar uma palavra ou frase e o Google fazer a busca pra você? Pois isso vai acontecer muito em breve, segundo engenheiros da empresa. O recurso que já estava disponível para dispositivos móveis agora vai chegar para o mundo desktop. Veja no vídeo a seguir uma breve demonstração do recurso.

Se o reconhecimento de voz funcionar tão bem quanto no iPhone, os donos de desktop vão utilizar bastante esse novo formato de busca.

Busca através de imagens

Quantas vezes você olhou uma imagem e pensou: “Onde fica esse lugar?”. Pois agora basta arrastar o arquivo até a pesquisa de imagens no Google e o site vai tentar identificar o local, construção, obra de arte ou até pessoas e animais que estão na foto. As imagens poderão estar dentro de documentos ou até em outros sites.

Já existem plugins que permitem clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer imagem e escolher realizar uma busca utilizando o Google Images.

Google Instant

O navegador da Google também ganhou um recurso muito interessante. A partir de agora, o Google Chrome virá com suporte ao que a empresa chama de Google Instant. Segundo os pesquisadores, uma página comum leva aproximadamente 5 segundos para carregar.
A ideia é que o sistema consiga perceber em que link irá clicar ao fazer uma busca e automaticamente comece a carregar os componentes do site. Assim, quando você clicar sobre o resultado a página já estará carregada. Veja a demonstração do Google Instant e perceba como é mais rápido.

Daqui a pouco vamos estar falando com nossos netos que éramos do tempo em que digitávamos as coisas nos sites de busca. E isso vai parecer coisa de gente velha :)

COMPARTILHE:

Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Quem Somos

Criamos sites e portais de notícia por assinatura de alto impacto que aproximam pessoas e geram negócios.

Iremos criar e cuidar do teu site e de tua conta no google, enquanto você foca só no seu negócio.

Últimos Posts

Siga a gente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE