Não adianta dar desconto, o importante é fidelizar

Os sites de compras coletivas viraram uma verdadeira febre na Internet brasileira, sendo considerados inclusive, uma ferramenta fundamental para as campanhas de marketing online. O modelo vem tendo muito sucesso lá fora e no Brasil já foram incorporados à agenda diária dos “Antenados” e não tão antenados assim. O grande problema que vemos neste mercado é a compreensão por parte dos anunciantes, do que seja uma promoção em um site de compra coletiva.
A estrutura funciona bem, desde que ambos os lados tenham a mesma visão do negócio. Fazer uma promoção em um site de compras coletivas não funciona, em um primeiro momento, como fonte de receita líquida e imediata. Funciona muito mais como forma de atrair novos clientes, que sem o apelo da promoção, talvez nunca iriam procurar o estabelecimento do anunciante, seja por desconhecimento das opções oferecidas ou até mesmo por achar que os preços não se encaixariam em seu orçamento. Meio campanha de celular, Simples Assim.

A fidelização do cliente de compras coletivas

Justamente por ser um modelo de mídia novo nas terras tupiniquins, já constatamos alguns problemas, basicamente culturais. Muitos anunciantes, por julgarem a promoção apenas pelo valor da receita, se esquecem do verdadeiro foco da campanha, que é o de criar uma nova clientela. “Clientela”? Isso mesmo. Sem firulas de marketing. Trazer para o negócio, clientes que não estavam acostumados a consumir o produto ou serviço, seja por desconhecimento ou por acharem que o preço era maior do que o orçamento poderia agüentar.
O objetivo principal de uma campanha de marketing que envolva sites de comprar coletivas é tornar o seu produto ou serviço conhecido para um público novo. Até ai, tudo bem, mas o mais importante é dar uma experiência agradável a quem experimenta essa oportunidade de conhecer o produto ou serviço em condições privilegiadas com descontos ou promoções, para que ele venha a se tornar um público cativo. É isso que vai fidelizar o cliente.
Você não vai se tornar o “queridinho do público” só porque ofereceu um bom desconto em um site de compras coletivas. O desconto que você ofereceu é apenas uma chance de expor a qualidade do seu produto ou serviço para um público que talvez você nem soubesse que existia. O bom atendimento é o que vai trazer o resultado final da sua campanha, ou seja, transformar em clientes assíduos as pessoas que participaram da sua promoção.

Engajamento da equipe nas promoções

Em uma campanha de descontos através de um site de compras coletivas é necessário fazer com que toda a equipe da empresa esteja engajada. Os funcionários devem entender que estarão passando por um momento especial do negócio e que os resultados virão a médio prazo. Por isso é importante dedicar o melhor tratamento possível aos novos clientes, mesmo que a recompensa indireta como gorjetas e gratificações seja menor neste primeiro momento. O foco é o crescimento da clientela a médio prazo e por isso é necessário apresentar um serviço ou produto da melhor qualidade possível.
Os sites de compras coletivas podem ser ótimos aliados para sua estratégia de conquista de novos consumidores, mas se você basear esta estratégia apenas no desconto oferecido na promoção, o resultado pode não ser o esperado.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

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Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

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