Web of Trust: navegação sem riscos na rede

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para navegar na internet de maneira segura, não basta ter um bom anti-vírus. É preciso, acima de tudo, cuidado e atenção. Às vezes, quando pesquisamos por algum endereço em sites de busca, podemos entrar em páginas que podem desgarregar vírus e malwares sem que a gente perceba. Mas esse programa pode ser a solução.

WOT é a sigla para Web of Trust, ou Rede de Confiança, que é exatamente a idéia por trás desse software: criar uma rede segura, onde os usuários possam saber, antes de acessar uma página, se ela é confiável ou não. O mais legal é que quem fornece essas informações são os próprios usuários. E quando você entra numa página perigosa, um sinal vermelho logo aparece.

O WOT funciona com os cinco principais browsers do mercado: o Internet Explorer, o FireFox, o Chrome, o Safari e o Opera. Depois de instalar o aplicativo no seu navegador, você será levado para uma página de boas vindas para configurar suas opções de segurança. Selecione leve, médio ou controle de pais, para customizar o seu programa. É possível escolher também uma versão para daltônicos, já que o WOT se comunicará com usuário principalmente através de cores.

Depois de instalado, tente acessar um site de busca qualquer, como o Google, Bing ou Yahoo. E aí, pequenos círculos coloridos vão aparecer ao lado de cada resultado. Os discos são de cinco cores, cada uma com um significado: verde escuro para uma segurança excelente, verde claro para boa, amarelo para insatisfatória, vermelho claro para má e vermelho escuro para péssima. As classificações são de quatro tipos: fidedignidade, confiabilidade, privacidade e segurança para crianças. A soma das avaliações do site dá o resultado final de quão seguro ele é.

Caso você entre em um endereço que não é considerado seguro pelo WOT, ele te dá a opção de cancelar a conexão. Mas você pode, também, ir ao fórum do WOT para ler os comentários de usuários sobre aquele página, além de estatisticas sobre malwares e outros problemas presentes nela. Você também pode dar suas próprias notas para a página visitada e ajudar a comunidade a ficar mais segura. Basta clicar nesse ícone aqui e classificar cada um dos quesitos de acordo com a experiência que você teve no site.

E aí, gostou do Web of Trust? Então acesse o site http://www.mywot.com/pt-br  e instale o aplicativo para te ajudar a navegar com mais segurança pela internet.

Fonte: http://www.olhardigital.com.br/
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/web-of-trust-navegacao-sem-riscos-na-rede/14914

Crie ou migre sua conta de email na DigooWeb e não tenha mais preocupações
Diego Bencke

Diego Bencke

Web Master e criador da DigooWeb Gramado. Especialista em WordPress.
No Instagram: @diegobencke

Conheça a DigooWeb

Deixe seu comentário:

Quem Somos

A DigooWeb é uma empresa da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha que disponibiliza hospedagem de alta performance para websites e contas de e-mail ilimitadas.  Oferecemos um poderoso construtor de sites para quem deseja construir seu próprio site ou ganhar dinheiro desenvolvendo.

Últimos Posts

Siga a gente

Assine a nossa newsletter

Você receberá em seu e-mail as novidades de nosso blog

1
Olá
Precisa de ajuda?
Powered by