O valor é praticamente simbólico para um aplicativo de tanto sucesso, mas ainda assim é importante lembrar que as lojas de Google, Apple,Windows Phone e Blackberryestão cheias de alternativas para quem quiser economizar o dólar anual cobrado pelo WhatsApp. Confira algumas alternativas selecionadas pela turma da Digoo Web de Gramado:
Viber
É um dos mais similares ao WhatsApp, já que usa o número de telefone para identificar os usuários. Ele permite realizar chamadas de voz, usando rede Wi-Fi ou 3G. Além disso, é possível compartilhar fotos e arquivos de aúdio pelo app. O Viber, conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo inteiro
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Mac, Microsoft Windows
Facebook Messenger
Idêntico ao chat disponível na página da rede social, o Messenger permite que o usuário converse com os seus amigos sem precisar acessar o Facebook.Ele também conserva todos os filtros de privacidade configurados no perfil.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Mozzila Firefox e Google Chrome
Line
Cheio de recursos visuais, como skins e emoticons, ele é ideal para quem busca um aplicativo com muitas personalizações. Ele permite mandar mensagens e fazer chamadas de voz gratuitamente. O Line possui a função “Shake it!” e, com ela, basta chacoalhar próximo de outro usuário para adicionar um novo contato
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Mac, Microsoft Windows
Skype
Lançado incialmente em 2003, o Skype sempre se destacou como um bom comunicador. A integração dos contatos do MSN deve populrizar o aplicativo. Ao contrário do WhatApp, no Skype é preciso apovar pedidos de amizade para poder começar uma conversa.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Mac, Microsoft Windows, Linux
KakaoTalk Messenger
Com uma interface muito colorida, o aplicativo reúne a facilidade de uso e inúmeras funcionalidades. Por meio dele, é possível trocar mensagens com um contato ou com um grupo de até cinco participantes simultâneos, compartilhar fotos, vídeos e mensagens de voz. Os usuários têm pequenos perfis, como em uma rede social.
Plataformas: iOS, Android, Windows Phone, Microsoft Windows
O app que se popularizou na China é similar ao WhatsApp. Para fazer o registro, o usuário usa o número do telefone. É possível conectar o WeChat com a conta do Facebook ou de algum e-mail, para facilitar a busca por amigos. Ele tembém permite compartilhar fotos, a localização e fazer chamadas de vídeo.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone
IMessage
Exclusivo para usuários da Apple, o IMessage integra os gagdets da marca da maçã. O serviço de mensagens instantâneas funciona no iPad, iPod Touch e iPhone. É possível enviar fotos e vídeos pelo aplicativo, além de mensagens SMS, que são identificadas pela cor azul.
Plataformas: iOS, Mac