Como começar uma loja virtual do zero e com pouco dinheiro

Para quem almeja lucrar com o e-commerce, é difícil escapar a uma pergunta que costuma surgir quando a ideia começa a ganhar forma: como montar uma loja virtual com pouco dinheiro? Bom, primeiro é preciso definir quanto é pouco dinheiro. Afinal, isso é bem relativo.

Para o webMaster e fundador da DigooWeb, Diego Bencke, antes de começar qualquer tipo de negócio, é precisa decidir qual produto será comercializado. “Não se toma esse tipo decisão como se escolhe o sabor do sorvete. É preciso estudar o mercado, descobrir o que as pessoas querem comprar, o que dá lucro e o que a pessoa gosta de fazer”, defende.

Após o nicho de mercado escolhido, Diego sugere que o futuro empreendedor invista em estoque de produtos, plataforma e divulgação da loja. “Se o valor a ser investido for muito baixo, uma boa opção é a utilização de plataformas gratuitas ou com mensalidades baixas, como a StoreUp Lojas virtuais”. O webMaster não recomenda o uso de Magento ou de outras plataformas de código livre, num primeiro momento, por exigirem a contratação de um programador para operar.

Diego, porém, alerta que dois pontos não podem ser deixados de lado ao inaugurar um e-commerce: os produtos e a divulgação da loja. “Nenhuma loja virtual vende se não anunciar. As pessoas não sonham com a loja virtual e acordam no dia seguinte para ir lá e comprar. Para gerar vendas, o e-commerce precisa de visitantes”, ressalta.

Mas alerta: um anúncio sem propósito e mal planejado não traz os resultados esperados. “Antes de criar qualquer tipo de anúncio, deve-se pesquisar onde está o público em busca do produto à venda. Para ser encontrado no Google sem pagar nada, cabe trabalhar o SEO da loja”, sugere.

Diego ainda reitera que a questão do dinheiro necessário para colocar uma loja virtual no ar é muito relativo.

Mas dá o conselho: “talvez o dinheiro que você tem disponível para investir não dê para começar uma loja virtual com 200 produtos, mas e por que não começar com 30? Não é a plataforma mais cara que vai trazer vendas para a loja, não é o anúncio mais caro que vai trazer visitantes para o site. Use boas estratégias e administre o dinheiro com carinho”, diz.

Ele conclui dizendo que não é impossível ter uma loja virtual com pouco dinheiro. “Deve-se fazer investimentos com cautela, analisar o que é essencial no início e o que pode ser implantado depois. Tem muita loja virtual de sucesso que iniciou com plano gratuito na StoreUp e fez um grande sucesso.

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Diego Bencke

Diego Bencke

CEO DigooWeb - Graduado em Marketing
Especialista em Internet Marketing.
No Instagram: @diegobencke

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